SAÚDE

Estudo inédito testa cannabis no tratamento de câncer cerebral

Brain Tumor Charity está financiando o ensaio clínico e recrutará 232 pacientes

24/8/21

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e a Brain Tumor Charity estão fazendo parceria em uma pesquisa inédita para determinar se o medicamento à base de cannabis, Sativex, combinado com a quimioterapia pode tratar um tumor cerebral chamado glioblastoma, noticiou o Guardian.

O Sativex é um dos três medicamentos à base de cannabis usados ​​no NHS e atualmente é administrado a pacientes com esclerose múltipla cuja condição não melhorou apesar do tratamento. Susan Short, professora de oncologia clínica e neuro-oncologia da Universidade de Leeds e investigadora principal do estudo, disse que a cannabis "pode ​​matar células tumorais de glioblastoma e pode ser particularmente eficaz quando administrada com quimioterapia com temozolomida".

A Brain Tumor Charity está financiando o ensaio clínico e recrutará 232 pacientes no início do próximo ano de pelo menos 15 hospitais, incluindo centros especializados em câncer, em todo o Reino Unido. Dois terços dos participantes do estudo receberão Sativex, enquanto os restantes receberão quimioterapia droga e um placebo.